O que é o Setor Juventude

A saber, o Setor Juventude NÃO é mais uma pastoral, movimento ou nova comunidade que trabalha com jovens na Igreja! Mas SIM, um espaço oficial de comunhão, união, partilha e participação de todas estas experiências de evangelização juvenil já existentes. Este espaço foi proposto pela Igreja Católica do Brasil, através da CNBB, com a publicação do Documento 85 (Evangelização da Juventude), em maio de 2007.

Veja o que diz o documento:

"Há uma multiplicidade de experiências na evangelização da juventude no Brasil, cada uma com sua organização e espaços de formação e atuação. Há necessidade de uma instância mais ampla (Setor Juventude) para unir e articular forças num trabalho de conjunto, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Todas nascem da necessidade de organizar, planejar e avaliar a ação evangelizadora, tanto na comunidade como nos diferentes meios em que os jovens vivem." [Documento 85 da CNBB, Evangelização da Juventude, parágrafo 193]

Para ter acesso ao Documento 85 da CNBB completo, clique no link a seguir para baixa-lo: http://www.cnbb.org.br/site/images/arquivos/files_493fde70b53fb.pdf

Portanto, o Setor Juventude é uma comunidade é para o encontro de amigos... Amigos de diferentes pastorais e movimentos, amigos de diversos dons e carismas, mas, amigos unidos por uma única fé em Jesus Cristo. Este é o espírito do Setor Juventude!

Formado por jovens dos diversos movimentos, grupos e pastorais é um espaço importante onde as diversas lideranças conversam trocam experiências, crescem juntas, fazendo comunhão e unidade dentro da caminhada de nossa Igreja Católica, somando e integrando a ação evangelizadora.

Na Diocese de Piracicaba, o Setor Juventude oficializou o inicio de suas atividades no mês de Agosto de 2009, quando foi convocada uma primeira reunião com os representantes de todas as pastorais e movimentos juvenis da Diocese. Neste mesmo ano, DNJ (Dia Nacional da Juventude), realizado em Santa Bárbara d´Oeste, também teve a participação de diversos grupos na construção e realização deste grande dia.


"São convidados a estar presentes neste espaço do Setor Juventude, todos aqueles e aquelas que colocam a mão na "mesma massa", esta "massa" chamada JUVENTUDE" (D. Eduardo Pinheiro, bispo referencial da juventude no Brasil, durante o encontro de formação do SJ em nossa Diocese)


Assessor Diocesano do Setor Juventude:


Entre em contato conosco e faça parte desta família: setorjuventude@diocesedepiracicaba.org.br


Em Cristo sempre JOVEM!